"O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito."
"Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde ir" (Sêneca)
Sim, eu concordo que essa frase faça mesmo muito sentido, mas sinceramente eu não acredito nisso. Acredito na Bíblia, e acho esse pensamento aí bem contrario ao versículo desse devocional.
Isso mostra que os pensamentos de alguns filósofos, cientistas ou poetas, por mais que sejam bonitos, inspiradores e inteligentes, nem sempre servem pra quem vive orientado pela Bíblia, a mesma que diz que o mundo jaz no maligno. Portanto nossos valores nem sempre vão ser parecidos com o dos outros, na verdade, geralmente são bem diferentes.
Muita gente pode afirmar que o correto é sim saber pra onde quer ir, exatamente. Caso o contrario, nada vai te favorecer, você será um barco à deriva.
Nesse mundo cheio de perguntas, parece que precisamos sempre ter as respostas. Desde pequenos somos induzidos a planejar o futuro e ter sempre em mente aquilo que queremos. Eu acho injusto ficar indagando os pequenos com coisas do tipo "O que você vai ser quando crescer?" .Antes de entrar no ensino fundamental as crianças já precisam saber o que é uma faculdade e qual vai querer cursar. A medida que crescemos a pressão só aumenta e se não quiser parecer ridículo é bom estar certo do que quer fazer e onde quer chegar. O céu é o limite, e "uma pessoa sem ambições não é nada" é isso o que pregam por aí, na TV, em livros, em palestras, pra onde quer que você olhe tem uma placa bem grande, com fotos de pessoas aparentemente bem sucedidas e dizeres persuasivos quanto ao crescimento pessoal e principalmente profissional. O futuro não pertence mais a Deus, mas "está nas suas mãos". Esperar (em Deus) é desculpa para preguiçoso. Você tem que correr atras. Tem que escalar mais alto, cavar mais fundo, correr mais rápido, e nada de se cansar, nada de render-se ou desistir. Confie em si mesmo! Lute pelos seus sonhos! Trabalhe mais! Ganhe mais dinheiro!
É o que se espera de nós. O mundo não aceita mais pessoas humildes, sem graduação e especialmente sem planos. A ganancia passou de pecado à virtude, e eu nem sei como! Mas as vezes, olhando pra tantas placas, e tanta propaganda de cursos, faculdades, etc, penso se tudo isso não é mero apelo comercial.Como Coelho da Páscoa e Papai Noel, o executivo (a) de terno agora também é estrategia de marketing (afinal quem ganha mais, consome mais) e aí de quem não tem o mínimo interesse nessa busca frenética por poder e status. É um zé ninguém nadando contra a maré.
É claro que não devemos nos acomodar e deixar que a vida se resolva por si. Não é isso. Mas o que quis dizer é que nesse mundo distorcido, a Palavra de Deus é que se passa por ridícula. Como assim, deixar que "o vento do Espirito" nos conduza? Também tenho me perguntado isso, e buscado a resposta do Senhor. Sei que Ele sabe de todas as coisas, e sei que nem sempre o que acreditamos ser o melhor pra nós é realmente bom. Não conhecemos o futuro e não temos poder algum sobre ele. Por mais planos que façamos,e por mais que nos esforcemos para executá-los de forma satisfatória, não temos nenhuma garantia de sucesso. Por isso fico feliz em poder me entregar à vontade do Pai amoroso e poderoso pois:
"sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)
"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR."(Provérbios 16:1)
"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus." Romanos 8:14