![]() |
Isso ou... |
![]() |
Isso? |
Eu amo o Natal.
Desde sempre, eu acho. Amo as luzes, a decoração, a comida, os presentes. Amo embrulhar presentes, ver decorações, cozinhar coisas bem típicas, comprar presente pra todo mundo, e ganhar também, por quê não?
Mais do que a beleza disso tudo, o natal é um dia em que lembramos (espero que não apenas eu) o nascimento de Cristo, e a salvação trazida por ele, de uma forma tão linda, significativa e perfeita em cada mínimo detalhe.
também é tempo de ensinar minhas pequenas...nem sempre isso é fácil, mas sou muito feliz por ter a certeza de estar fazendo o que considero absolutamente certo.Trocando em miúdos: Minhas filhas não acreditam em Papai Noel. E eu realmente não me sinto uma bruxa insensível por isso.Não sou radicalista, eu acho. Aqui em casa até tem uns bonecos de papai Noel: essa semana mesmo comprei um pra enfeitar a janela. Elas também vêem os desenhos sobre isso, e eu até assisto junto, pra dizer a verdade...
Mas fazê-las pensar que Natal é o dia (ou a noite) em que o velhinho vêm num trenó trazendo presentes (pula a parte da lareira, né?) isso já é demais pra mim. Francamente eu acho absurdo que os pais considerem ensinar isso as crianças, enquanto ensinar que Natal é a comemoração do nascimento de Jesus, nascido em forma humana do modo mais humilde possível é quase inadimíssivel. Ora, parece certo um velho barbudo de vestes exuberantes dar a volta ao mundo num trenó voador conduzido por renas, e entregar presentes para todas as crianças numa única noite, mas um bebê que veio salvar o mundo do pecado, ter nascido de uma virgem, oh! Rídiculo!
O pior é que muios pais também começam a coçar a cabeça tão logo é anunciada a aproximação da data, imaginando se as crianças ainda estão ou não na espera do velhinho, se vão ou não fazer perguntas dificeis a respeito do mesmo...
Não é meu caso, desde bem pequenas ensinei que "Papai Noel" aqui em casa chama-se Renato, e nessa época, em especial, trabalha 12 horas em baixo de chuva pra poder comprar os presentes ( Tá eu não faço esse drama todo, mas é a verdade) Justo, eu acho.
Tenho muita pena das crianças que tem esse tipo de "ensino" por que um dia, inevitavelmente, elas serão frustradas, e acho isso um crime contra a confiança que elas depositam em nós. Mas fazer o que? Cada um com suas crenças. Lembro que ano passado tive de ensiná-las a não dizer nada para uma amiguinha, pois ela ainda acreditava em Papai Noel, e eu não queria que elas fossem as "destruidoras de sonhos".
Comemoramos o Natal normalmente, dando e recebendo presentes, enfeitando a árvore, ceando com a família. Mas o momento que mais gosto é ver minhas pequenas na igreja, cantando " Nasceu o Salvador!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário