"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine.
1 Coríntios 6:12-13
Essa introdução toda é pra justificar que o que fazemos é por nossa conta, de acordo com nossa consciência e não por obrigação imposta por igreja. Fugimos do carnaval, sim por considerarmos o certo, por sermos quadrados, talvez. E, antes que alguém diga: sei perfeitamente que minhas filhas vão crescer e tomar suas próprias decisões, mas a minha parte estou fazendo, e da melhor forma, eu creio (Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar.Provérbios 22:6-7)
Enfim, o objetivo desse post é contar como nós curtimos o feriado, pulando carnaval, desse jeito:
Já virou uma tradição aqui em casa passar o feriado na roça da vovó, minha mãe. Sempre digo que melhor do que casa de vó, é casa de vó na roça. E é uma forma muito boa de ficar longe da folia.
Se você também prefere "pular" o carnaval dessa forma, ou seja, sem cair na festa convencional, e ainda assim se divertir com seus filhos, saiba que existem várias alternativas:
Casa da vovó:
A primeira delas, que é o que eu faço, é ir pra casa dos avós. Mesmo que eles morem na mesma cidade, é uma boa oportunidade dos netos passarem um tempo com eles. De repente, os pais precisam trabalhar no feriado, então por que não juntar o útil ao agradável e planejar alguma coisa divertida para avós e netos?No nosso caso, só o Renato trabalha, mas ele vai folgar de sexta (amanhã) até segunda, então ele vai poder aproveitar com a gente. Na terça ele trabalha, e ainda não sei se vou ficar com as meninas na roça, ou vir pra casa com ele, veremos.O que fazemos na roça nesses dias também é um pouco diferente. Se não me engano, no carnaval do ano passado, nós acampamos de barraca com elas, e esse ano elas querem repetir a dose. Também preparamos lanchinhos especiais como marshmallow na fogueira (você precisa experimentar isso!) e a Ana Júlia quer fazer uma festinha a fantasia, não elas não tem nenhuma, mas a Ana mesmo fez mascaras pra todo mundo. Atividades legais é o que não falta, especialmente no "quintalzinho" da vovó: Dá só uma olhada como elas quase não curtem:
Viajar
A segunda, se você dispõe de um pouco de dinheiro e uma folga maior, é viajar. Alias, mesmo que a folga seja de poucos dias, como a do Renato, dá pra fazer uma viagem curta, pra alguma cidade vizinha. Não sei sobre outros estados, mas aqui em Minas tem vários hotéis-fazenda bons (pra quem curte campo). Em dezembro meu sogro e sogra foram a esse aqui, e simplesmente amaram:
Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira
Outra opção é aproveitar o feriado pra visitar algum parente de outra cidade. Lembre-se de certificar se eles não têm nenhum plano para os próximos dias, para que a visita não seja inconveniente. E, é claro, cuidados na rodovia nunca são demais, especialmente em feriados.
Acampamento/ piquenique em casa
Finalmente, pra você que vai passar o feriado em casa, não deixe que isso seja motivo pra ficar pra baixo, sem um programa especial. No livro "Almanaque das festas instantâneas",da Chris Campos, tem uma ideia bem legal de piquenique em casa. Eu super recomendo esse livro, mas não precisa tê-lo pra entender do que se trata. Prepare um lanche que as crianças gostem, estenda a talha no chão e voilà: Temos uma programinha simples que todo mundo vai curtir.
Outra opção bem bacana é o acampamento dentro de casa, como a Nádia propõe aqui:
![]() |
Foto e mais dicas daqui: klin.com |